Em todos os anos, as seccionais da OAB divulgam a tabela de honorários advocatícios para os profissionais terem como base na hora de calcular os valores a serem cobrados nas causas. Como a mesma é apenas um indicativo, não há a necessidade de cumpri-la à risca.
O portal Migalhas realizou uma pesquisa com seus seguidores em suas redes sociais para entender quais advogados seguem a tabela de honorários e 54% das pessoas afirmam que não fazem uso da mesma.
E você sabia que Portugal não possui uma tabela de honorários? É o que contou a advogada brasileira Fernanda Moura, formada no Brasil, mas atuando em Portugal. Ela afirma que isso permite aos advogados analisarem a complexidade do caso, condição financeira do cliente, entre outros fatores antes de precificar seu trabalho.
Além disso, Fernanda ainda compartilhou uma informação bastante interessante, no que se diz na forma que é cobrada a hora em Lisboa, que em média é de 100 euros. Isso equivale na cotação, conforme o dia da postagem da matéria, a quase R$ 510.
Você pode conferir o vídeo e a matéria do portal Migalhas clicando aqui.
Fonte: Migalhas