unitri

Receba os nossos conteúdos
diretamente no seu e-mail.

26 / 02 / 18

O fato é que para olhos não treinados, descobrir um perfil mais adequado não é uma tarefa muito fácil. Os riscos de uma contratação de um profissional com perfil inadequado para a função e as necessidades do escritório são grandes e geram altos custos com seleção, contratação, treinamento, desligamento e recontratação. Em um cargo de liderança os impactos negativos são ainda maiores, pois uma pessoa má contratada e não alinhada a missão, visão e valores da empresa pode contagiar o clima organizacional e o comportamento dos que já estão trabalhando bem.

As consequências podem ser ainda mais adversas considerando a queda da produtividade, do engajamento, desarmonia do ambiente e até mesmo a perda de clientes.

Em contrapartida, os ganhos com um processo seletivo eficiente são inúmeros, podendo refletir na equipe, com maior produtividade de todos e comprometimento com os resultados.

Na pressa de fechar as vagas com rapidez alguns gestores não tomam alguns cuidados no processo de recrutamento, os resultados além do que mencionamos é uma alta rotatividade de profissionais. Por isso, é necessário um procedimento bem estruturado e alinhado com os objetivos e a cultura do escritório visando atrair e manter profissionais talentosos.

Embora existam técnicas e ferramentas que auxiliam na metodologia de recrutamento, para o gestor que não quer investir em uma consultoria especializada, alguns cuidados básicos como estabelecer os requisitos para o cargo e selecionar os perfis mais adequados aos propósitos da empresa ajudarão em uma contratação mais assertiva.

Após o êxito no processo seletivo é preciso acompanhar o novo contratado, treiná-lo e oferecer condições para sua evolução no trabalho. Estamos falando de uma via de mão dupla onde o escritório proporcionará condições para o novo colaborador adaptar-se e desenvolver-se em contraparte este se empenhará em cumprir o proposto e aproveitará as oportunidades para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional.

Para manter profissionais talentosos e garantir a máxima eficiência das equipes de trabalho o papel do líder é fundamental visto que a produtividade está diretamente ligada ao bem-estar e de um ambiente corporativo saudável.

Além de promover a capacitação e um bom ambiente organizacional, perspectivas de melhoria na empresa são alguns atrativos para reter bons profissionais. A gestão de pessoas utiliza várias ferramentas nesse objetivo, como plano de carreira e remuneração, pesquisa de clima organizacional dentre outras.

Os ganhos com um processo seletivo eficiente são muitos e é considerado estratégia empresarial para atrair talentos e garantir a máxima eficiência das equipes de trabalho.