unitri

Receba os nossos conteúdos
diretamente no seu e-mail.

10 / 02 / 21

Elas dominam o cotidiano de todas as pessoas no mundo. Independente da idade, as redes sociais encontraram seu espaço de permanência no dia a dia de bilhões de pessoas. Há quem prefira os vídeos do YouTube, há quem aprecie a praticidade do Twitter, e os que simplesmente passem horas navegando pelas imagens do Instagram. A potência das redes sociais transformou-as em ferramentas determinantes para as áreas de marketing de empresas de todos os portes. E a todo momento surge uma nova rede social. A mais recente é a exclusiva Clubhouse.

No âmbito profissional as redes sociais são utilizadas para dinamizar estratégias de marketing, sendo vistas com positividade e meio de acesso rápido. Além disto, elas expressam a originalidade, a identidade e os posicionamentos – nas mais diferentes áreas – de marcas, influencers e figuras públicas. Mas se você é apenas uma pessoa comum, como se portar nas redes sociais? Assumir uma posição mais contida ainda é o melhor caminho. Mesmo que o comportamento particular não deva ser conectado à esfera profissional, a realidade atual é oposta a isso. Na verdade, ‘investigar’ a vida particular de pessoas comuns nas principais redes sociais tornou-se parte do processo seletivo, parte da entrevista para visto e parte de tantas outras coisas.

Neste sentido, se você deseja evitar problemas e restrições de oportunidades, o melhor conselho é se atentar para seus posts, ainda que eles sejam pessoais. O juiz Ralpho de Barros Monteiro pontuou sobre essa relação, destacando que no final das contas “O que importa é o produto final (…) uma atividade bem feita, um juiz que trabalhe bem”, enfatizando que os atos profissionais devam ser suficientes e superiores ao comportamento social.